segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Equipe da Secretaria de Agricultura de Frutuoso Gomes participa de Oficina de Derivados do Leite

A Secretaria Municipal de Agricultura e o Programa Campo Mais Forte de Frutuoso Gomes, vem se destacando com os seus trabalhos no nosso Município, desta vez a equipe foi contemplada para participar de uma oficina sobre derivados do leite promovido pelo SENAR.
A oficina foi realizada no Centro de Treinamento Kátia Abreu, no parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim, a caravana de Frutuoso Gomes era composta por 12 agricultores e criadores do nosso município.

Fotos:












CARAVANA ECOLÓGICA DO IDEMA EM FRUTUOSO GOMES.

No objetivo de promover e disseminar a educação ambiental no Rio Grande do Norte, o projeto do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), "Caravana Ecológica", passou pelo município de Frutuoso Gomes/RN, onde chegou dia 14 e permaneceu até o dia 16 de outubro.


Na oportunidade, a equipe do Idema desenvolveu junto à população deste município, atividades educativas e recreativas como teatro, contação de estórias, cinema na praça, oficina de artes, biblioteca infanto-juvenil, espaço ciência, minicursos de educação ambiental, palestras, oficinas de reciclagem e plantas medicinais, atividades de microscópio, confecção de terrário, capacitação para a utilização de GPS e decibelímetro, cursos de capacitação para professores, turismo ambiental e central de atendimento itinerante do órgão.


De acordo com a subcoordenadora de educação ambiental do Idema, Silvana Gomes, “a Caravana Ecológica” cria condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região. "Queremos percorrer o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar as comunidades quanto à problemática socioambiental existente no Rio Grande do Norte", afirma a educadora.


Fundamentado na dinâmica social que inclui aspectos políticos, econômicos, culturais, sociais e éticos, cujo processo se define e redefine continuamente pela mediação da gestão ambiental, o projeto torna possível à população o acesso a informações relacionadas ao meio ambiente, contribuindo para a mudança de hábitos quanto à degradação ambiental e interiorização do atendimento à sociedade.


A iniciativa "Caravana Ecológica" teve início em 2005, percorrendo e atendendo diversos municípios potiguares até 2008. Paralisado desde então, o projeto foi retomado agora pela nova gestão do Idema. A Caravana é um valioso instrumento de promoção de educação ambiental do órgão, que vem trabalhando sério para a consolidação do desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte.


A participação da população e de grande importância para este ato ecológico que passa por nossa cidade, principalmente para os educadores e autoridades locais que tem como escopo a preocupação pelo meio ambiente, que vem sendo agredido a todo instante.


FONTE: Blog de Gerdson Carlos

Fotos: