quinta-feira, 11 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

A prefeitura municipal de Frutuoso Gomes, juntamente com a secretaria de Assistência Social, Coordenação do Pragrama de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Projovem Adolescente e Bolsa Família.

Realizaram uma comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher , o encontro contou com a presença de autoridades e secretários local.
O prefeito Lucidio Jácome parabenizou todas as mulheres pelo seu dia e fez a entrega de uma placa homenageando a mulher empreendedora do município e em representação a esse título, a Sra. Maria Antonia Nazareth recebeu das mãos do Sr. prefeito uma plaqueta em sua homenagem.
houve também distribuição de vários presentes para as mulheres que compareceram ao evento.

Parabéns à Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes e demais Secretarias pela iniciativa de homenagear as mulheres no seu dia. Que esse evento se repita e cresça a cada ano.



História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

FOTOS DO EVENTO:

















O delegado participou do evento falando sobre a Lei Maria da Penha, um direito conquistado em favor das mulheres.













Maria Antonia Nazareth recebe do Prefeito Lucídio Jácome uma plaqueta em homenagem à mulher empreendedora de Frutuoso Gomes.
Maria Antonia Nazareth,
Profissão: Artesã
Natural de Frutuoso Gomes trabalha a arte do poto cruz, fuxico, crochê, vagonite e pintura em peças como: guardanapos, conj. de cozinha, toalhas de banho, jogo americano entre outros.
Após perder um dos filhos, buscou se reerguer achando forças no seu trabalho, pois nunca teve emprego fixo e sempre trabalhou para o sustento da família.
Dona Antonia dedica sua horas vagas na reciclagem de bonecas velhas para presentear as crianças carentes no natal.
Por essa e outras belas iniciativas dona Maria Antonia foi escolhida como Mulher Empreendedora de Frutuoso Gomes.
Parabens!!!