sábado, 8 de agosto de 2009

Governo lança parques de piscicultura do RN

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza lançou ontem, 7, em Patu, o Edital de Licitação que autoriza o uso de reservatórios para o cultivo do pescado. Através dele, agricultores de 16 municípios das diversas regiões do Rio Grande do Norte serão beneficiados. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, foi realizado no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.


Na ocasião, estiveram presentes a prefeita de Patu, Evilásia de Oliveira, o prefeito de Lucrécia, Antônio Walter Araújo, o prefeito de Frutuoso Gomes, Lucídio Jácome, o diretor presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Sócio Ambiental (ABDA), José Salim, o diretor geral do Igarn, Celso Veiga, representantes do Idema, Petrobras, Emater, DNOCS, o presidente da Federação dos Pescadores, Abraão Lincon Ferreira, além de centenas de pescadores integrantes de associações de pesca do Rio Grande do Norte.


Depois do evento, Iberê seguiu para Lucrécia, onde visitou a estação de criação de tilápias do município, uma parceria entre Governo do Estado, ABDA e Petrobras. A estação fornecerá alevinos de tilápia para os pescadores da região. A expectativa é de que sejam beneficiadas cerca de 150 famílias, através da utilização de 135.500m² de área submersa. Para José Salim, a iniciativa da Semarh irá beneficiar centenas de pescadores no Estado. "Essa é uma ação que foi estudada e promovida através de um intenso trabalho de pesquisa na região", disse. Em Patu, foram distribuídos kits de pesca desenvolvidos pela Emater.


O projeto consiste na demarcação de pequenas áreas em reservatórios de água do Estado para a instalação de gaiolas ou tanques-redes destinados ao cultivo de pescado. Através do processo licitatório, cerca de 150 famílias serão autorizadas a explorar a pesca nas áreas definidas. A estimativa da Semarh é de que sejam instaladas inicialmente em oito açudes 3010 gaiolas, distribuídas em 135.500m² de áreas demarcadas.


Serão abertos no edital os açudes Campo Grande, no município de São Paulo do Potengi; Tourão, em Patu; Brejo, em Olho D'água do Borges; Francisco Cardoso (Mulungu), em Currais Novos; Encanto, na cidade de Encanto, Lucrécia, em Lucrécia; Santa Cruz do Apodi, em Apodi e Açude Umari, em Upanema. No início de setembro, o edital de piscicultura será divulgado no Diário Oficial. Após a divulgação, os pescadores, através de suas associações, poderão concorrer.

PRODUÇÃO NO RN - A estimativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte é de que sejam produzidos anualmente cerca de 2.408 toneladas de pescado no RN e um rendimento bruto de aproximadamente R$ 12 milhões anuais.